Vestido Vintage: A delicadeza da renda

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

A delicadeza da renda

Oioi pessoal, tudo bem com vocês?
Mas uma vez eu passei um tempão sem fazer post, e sempre pelo mesmo motivo:  ESCOLA!!
Final do ano já tá aí, e a quantidade de provas vai aumentando cada vez mais!
Mas bem hoje vamos falar sobre moda (já tava com saudades haha!)
Uma tendencia que fica linda em qualquer época do ano na minha opinião, são as rendas! E vamos combinar que elas ficam bem em qualquer look né gente?
Então vamos lá, ver os looks


créditos: blogdakju.com

Como eu disse, as rendas combinam com qualquer estilo, ficam bem até na cor preta!


aslinguarudas.wordpress.com


marymicucci.com


www.uebi7.com


boulevardfeira.com.br


www.lesprit.com.br

História da renda

No princípio do século XIX a renda já era algo usualmente presente em vestidos, casacos, luvas, enfeites de guarda-sóis, lenços, xales, mimos, mantilhas lançadas sobre os ombros, entre outras peças do vestuário. Como hoje, em pleno século XXI, quando ela é encontrada nos pormenores do figurino feminino.
A diferença é que em nossos dias este tecido pode se impor no look como um todo, em calças, vestidos, nas sobreposições e em trajes estampados para as mais intrépidas. No Brasil ela intensifica o poder de sedução do público feminino. Aliás, em nosso país a renda desembarcou junto com a família real portuguesa, e nunca mais abandonou as terras tropicais.
As primeiras rendeiras surgiram na região nordeste do Brasil; elas elaboravam tramas confeccionadas com linho. Aos poucos este ofício, transmitido de mães para filhas, passou a ser exercitado com matérias-primas como algodão, seda, viscose, náilon e elastano.
Este procedimento transformou a renda em um material de menor custo e, por isso mesmo, menos elitista. Durante boa parte do século XX este tecido ficou restrito a pequenos detalhes das roupas íntimas e dos trajes de noiva. Hoje ela retoma seu lugar por excelência no universo da moda.
Espero que tenham gostado do post, beijoos!

Um comentário: